Os 4Ps de antes (Produto, Praça, Preço e Promoção) já dão lugar aos 4Rs (Relacionamento, Recorrência, Recomendação e Reconhecimento) nesta nova década.
 
Nenhuma empresa pode (ou deve) criar qualquer estratégia de aquisição e retenção sem ter ao centro este novo conceito. De forma diferente, oportunidades vão se transformar em oportunismo, causas vão ser percebidas como casuísmos, propósitos serão vistos só como meios de ganhar protagonismo. E o resultado é certo: os consumidores assistirão a tudo isso com desconfiança e tomarão atitudes de distanciamento das empresas que insistirem no velho e massivo caminho, empurrando suas posições e mensagens de forma unilateral. Isso pode ser letal…
 
Como consequência inevitável (ou evitável, dependendo da disposição para encarar a mudança), a percepção da marca pelo consumidor sofrerá danos imensuráveis. Se suas estratégias de comunicação, marketing e vendas não contemplam este novo cenário nem colocam seus clientes no centro de tudo, eles fatalmente irão colocam seus produtos e serviços à margem das suas escolhas e decisões de compra. Mas tudo pode ser conversado (ou consertado), com um canal de comunicação, relacionamento e recompensas exclusiva para sua comunidade-alvo: um nicho de hashtag #nanoinfluenciadores apaixonados pela sua marca.
 
Não sabe por onde começar? Vamos conversar! Aliás, é assim que começa qualquer relacionamento, não é mesmo? ; )

Cadu Senna

Cadu Senna é Marketer 4.0, Head de Inovações, Fundador e CEO da OQ Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *